ENSINO FUNDAMENTAL

Em 2007, realizando um sonho antigo, o Canto Verde ampliou o seu atendimento. Além da Educação Infantil, passou a trabalhar com os anos iniciais do Ensino Fundamental (crianças de 6 a 10 anos).

E para garantir, cada vez mais, uma educação de qualidade o Canto Verde – também em 2007 – firmou uma parceria com a Rede Pitágoras de Ensino. E ainda assumiu efetivamente a sua filosofia, que tem como princípio básico, o cuidado com o Meio Ambiente.

Currículo

Os planos curriculares do Ensino Fundamental são compostos por uma Base Nacional Comum, obrigatória em âmbito nacional, e uma parte diversificada para atender conforme as necessidades, às possibilidades e peculiaridades locais, bem como às diferenças individuais dos alunos. O currículo do Canto verde está organizado:

download

Avaliação

A verificação do desempenho escolar busca avaliar o grau de desenvolvimento do aluno, as competências e habilidades adquiridas, as dificuldades e possibilidades apresentadas, a fim de programar as ações educacionais necessárias. Para efeito de avaliação do aproveitamento, o professor distribuirá ao aluno pontos cumulativos até o limite máximo de 100 (cem pontos) em cada disciplina, conteúdo e/ou área de conhecimento. Sendo distribuídos trimestralmente. Para aprovação o aluno deverá ter o aproveitamento mínimo de 60% dos pontos distribuídos em cada conteúdo e a frequência igual ou superior a 75% do total das horas letivas.

Os estudos de recuperação serão oferecidos ao final de cada trimestre a todo aluno que não obtiver 60% (sessenta por cento) dos pontos atribuídos nas avaliações, e serão desenvolvidos em dois momentos: o primeiro momento na sala de aula com atendimento feito pelo professor da disciplina e o segundo momento através de estudos orientados com avaliações específicas.

Metodologia

A Metodologia da escola e de todos os seus profissionais leva em consideração três principais focos: identidade, diversidade e autonomia. Atingimos estes focos através da Pedagogia de Projetos, de forma interdisciplinar, buscando preparar nossos alunos para enfrentar os desafios que a vida oferece, com informações contextualizadas, instigando a curiosidade, o espírito crítico, a autonomia e a criatividade.
Nossos trabalhos, atividades e concepção do conhecimento estão dentro de uma linha pedagógica sócio interacionista, em que os conhecimentos são desenvolvidos pela interação entre a criança, o meio, o objeto e as pessoas a partir das relações estabelecidas, onde o papel do professor é mediar e propor atividades buscando desenvolver as habilidades e competências necessárias.
Nossa contribuição para o mundo e a humanidade se retrata em empenho diário de maneira afetiva e efetiva com a educação.

Perseguimos o desenvolvimento dinâmico, empreendedor, transformador e inovador, na intenção de participar da formação ética, política, sócio-cultural, autônoma e afetiva de cada um de nossos alunos.

Objetivos Gerais do Ensino Fundamental

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como, exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
FAZEMOS PARTE DA REDE PITÁGORAS,  UMA DAS 3 MAIORES REDES DE  ENSINO PRIVADAS DO BRASIL.
AMIGOS DA NATUREZA - Nossa escola está comprometida com a preservação do meio ambiente.