EDUCAÇÃO INFANTIL

Acreditamos numa pré-escola que priorize a EDUCAÇÃO sobre o ENSINO.

EDUCAÇÃO: ligada a valores, ao desenvolvimento de capacidades, tais como a observação, o raciocínio, a atenção, a comparação, a curiosidade.

Quando criamos situações onde a inteligência infantil é estimulada, quando ficamos atentos para que a criança esteja bem consigo mesma e com os outros, que tenha bom domínio corporal, que saiba expressar seus pensamentos e sentimentos, que perceba a função da língua escrita no mundo, que seja curiosa e corajosa para experimentar e testar suas hipóteses.
Preparando a criança não só para os desafios da escola, mas, especialmente para os desafios da vida.
Utilizando os conteúdos como meios, subordinados ao fim maior: o desenvolvimento global da criança.
Enquanto que o ensino prioriza os conteúdos, com programação pré-determinada, utilizando livros didáticos à risca, preso a temas estipulados por adultos, sem valorizar os interesses espontâneos das crianças.
Projetos

Nossa escola trabalha com projetos interdisciplinares. Isso significa como proposta didática, trabalhar as diversas áreas do conhecimento de forma globalizada e contextualizada. O que caracteriza o trabalho com projetos não é o fato da temática surgir dos alunos ou professores, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo. É uma postura que reflete uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a experiência vivida e a produção cultural sistematizada se entrelaçam dando significado às aprendizagens construídas.
Objetivos gerais da Educação Infantil

De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, é necessário possibilitar às crianças:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, como agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e valorização.

Estes e outros objetivos são trabalhados nas turmas gradativamente.